sexta-feira, 8 de abril de 2011

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTSAL INFANTIL - AAA - 2011

INSCRIÇÕES
- Os professores da modalidade (Sérgio e Nelson) serão os responsáveis pela montagem e distribuição dos atletas nas equipes, visando o equilíbrio técnico, baseados em critérios pedagógicos.
- Cada equipe será formada por até 10 (dez) associados nascidos em (97, 98 ou 99). Os menores (00 e 01) só poderão participar dentro do critério técnico estabelecido pelos professores mediante convite e escalação na montagem das equipes. É proibida a participação de jogadores nascidos em 1996.
- Prazo para as inscrições: De 04/04/11 a 13/04/11. Divulgação da tabela: 14/04/11 (blog do esporte no site: www.piscinaararas.com.br, nos murais do clube ou diretamente com os professores) Início do torneio: 15/04/11 (6ª feira).
- Taxa de inscrição = R$ 15,00. A taxa deverá ser recolhida na secretaria do clube, ficando proibida a participação de jogadores sem o recolhimento da taxa NA SECRETARIA.
- Os interessados em integrar as equipes após a data acima (sócios novos ou outros), somente poderão ser incluídos mediante autorização dos professores responsáveis que determinarão em que equipes serão inseridos. O prazo final para inclusão de atletas remanescentes será a última rodada da fase de classificação (2º turno), ficando proibida a inclusão na fase semi-final e final.
- Na reunião inaugural faremos o convite aos pais interessados em compor a comissão técnica das equipes. ESSA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O AUXÍLIO DO NOSSO TRABALHO.

JOGOS
- Os jogos serão realizados às sextas-feiras a partir da 17:00 hs (1º jogo), 18:00 hs (2º jogo) e 19:00 hs (3º jogo). Caso haja feriado ou eventos que possam interferir no espaço físico do ginásio os jogos poderão ser transferidos para outro dia da semana, porém será obrigatória pelo menos uma rodada por semana. Em casos especiais, marcaremos 02 rodadas na mesma semana.  
- Os jogos serão realizados em 02 (dois) períodos de 20’ (vinte minutos) cada, com intervalo de 05 (cinco) minutos entre os dois. As prorrogações serão em 02 (dois) tempos de 10 (dez) minutos.
- A tabela deverá SER CUMPRIDA RIGOROSAMENTE EVITANDO TRANSTORNOS À ORGANIZAÇÃO, POR ISSO PEDIMOS O COMPROMISSO COM À PRESENÇA NO DIA E HORÁRIO DOS JOGOS.  
- Todo associado tem o direito de jogar no mínimo 10 minutos por jogo, sendo que o próprio associado pode não exigir sua participação se assim lhe convier.

FORMA DE DISPUTA
- Serão disputados 02 (dois) turnos, onde as equipes jogarão entre si, com rodadas triplas ou duplas. Classificarão para às semi-finais as 04 (quatro) melhores colocadas na pontuação geral, confrontando da seguinte maneira: 1º X 4º e 2º X 3º, em 02 jogos valendo aos melhores classificados jogarem por 02 empates. Caso os melhores colocados perderem o 1º jogo por qualquer placar terão que vencer o 2º jogo por qualquer placar também, levando o jogo para prorrogação (10’ X 10’) tendo a vantagem do empate. Caso os melhores colocados vencerem o 1º jogo por qualquer placar, jogarão pelo empate no 2º jogo, perdendo este jogo, provocará uma prorrogação com a vantagem do empate.
- As finais serão disputadas em 02 jogos sem prévio favorecimento a nenhum dos 02 times (igualdade de condições). Será campeão aquele que atingir 04 pontos primeiro, exemplo: 01 vitória e 01 empate. Caso ocorra 01 vitória para cada equipe (independente do saldo de gols), haverá prorrogação (10’ x 10’) para definir o resultado. Caso ainda permaneça o empate na prorrogação o jogo será decidido nos pênaltis (5 para cada lado), permanecendo ainda o empate, será definido em morte súbita, com cobranças alternadas 1 + 1.
- A antecipação ou adiamento de uma partida terá que ser solicitada por escrito pelo capitão ou técnico responsável com o mínimo de uma semana e será analisada pela organização que comunicará a resposta ao solicitante após a análise.

PONTUAÇÃO
·                    Vitória =    03 Pontos
·                    Empate =  01 Ponto                      
·                    Derrota =  00 Ponto

- Essa pontuação valerá para a fase de classificação. Nas semi-finais e finais valem os itens constantes na FORMA DE DISPUTA.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA FASE DE CLASSIFICAÇÃO
A- Maior saldo de gols na fase                                                                                 
B- Confronto direto  
C- Maior nº de vitórias
D- Maior nº de gols marcados
E- Menor nº de gols sofridos
F- Sorteio

PREMIAÇÃO
- Haverá premiação para as 04 melhores equipes classificadas, equipe mais disciplinada e equipe com a maior porcentagem de freqüência nos jogos. Todos os participantes das equipes colocadas em 5º e 6º lugares receberão medalhas de participação.
- Convocamos todos os participantes a comparecerem no dia da final para a festa de confraternização. O clube fornecerá os refrigerantes e cada participante poderá trazer um prato simples de salgado ou doce. A data será confirmada na entrega da tabela, dia 13/04/11 (4ª feira).  

NÚMERO DE JOGADORES E SUBSTITUIÇÕES:
- Cada equipe deverá contar com 05 (cinco) jogadores: o goleiro e mais 04 (quatro), e a partida não poderá prosseguir quando uma equipe contar com menos de 04 (quatro) jogadores dentro do campo de jogo. Caso a equipe desrespeite esse item será declarada perdedora. Caso a equipe infratora, no momento, esteja à frente do placar (ganhando o jogo por qualquer placar) o resultado será invertido para 01 x 00 para a equipe adversária.
- O número de substituições será livre, ou seja, cada equipe poderá fazer quantas substituições desejarem, sendo que o jogador substituído poderá retornar à partida. O substituto só poderá entrar em jogo em frente à mesa de controle assim que o atleta que estiver em jogo deixar a quadra. Poderão permanecer no banco de reservas os jogadores inscritos e devidamente uniformizados juntamente com o responsável pela equipe como técnico.
- Somente o goleiro poderá ser emprestado de outra equipe para completar a equipe que não estiver com o nº mínimo de atletas (05) cinco.

DISPOSIÇÕES GERAIS
- O clube oferecerá as camisetas para compor o uniforme das equipes, porém será livre a utilização de outros modelos caso a equipe deseje confeccionar seu próprio uniforme. É obrigatório o uso de calção, meião, tênis apropriado ao futsal e caneleira. 
- Será admitida uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos sobre o horário marcado. A equipe que não se apresentar nesse prazo, perderá (03) pontos por não comparecimento (W.O.), sendo a equipe presente declarada vencedora por 5 x 0. Os gols serão computados para o capitão da equipe presente e terão validade para efeito na soma da artilharia.
- A equipe que sofrer duas derrotas por não comparecimento (WO), será eliminada da competição, sendo desconsiderados todos seus resultados. Em caso de (WO) no 1º ou no 2º jogo do dia, o jogo seguinte poderá ser iniciado no horário pré-estabelecido pela tabela, ou com a possibilidade de seu início antes do horário previsto em comum acordo entre as duas equipes presentes, registrado e assinado na súmula de jogo pelos técnicos responsáveis.
- Não haverá acúmulo de cartões amarelos e o vermelho só valerá para o jogo em questão, sendo o atleta expulso substituído por outro atleta do banco de reserva de sua equipe.
- O jogador que for punido com cartão azul deverá permanecer fora do jogo por 2 minutos, e sua equipe não poderá ser completada por outro jogador reserva.

DISCIPLINA
- Todas as infrações disciplinares que ocorrerem antes, durante ou após os jogos, serão levadas ao conhecimento da comissão de sindicância, ficando os envolvidos sujeitos às punições previstas no estatuto do clube, podendo até impedir o(s) jogador (es) da continuidade no torneio.

Desde já agradecemos a confiança no nosso trabalho e a participação de todos.
Professor Sérgio – Professor Nelson - Departamento de Esportes AAA

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